4 de outubro de 2011

Como falir a empresa do seu Chefe

Incrível como um funcionário insatisfeito, despreparado ou fora de sua função adequada pode destruir uma empresa.

Mês passado viajei pela Webjet pela primeira ( e última ) vez.

O atendimento de 2 comissárias no mesmo vôo, diante de uma situação nem tão complicada, foi determinante em minha decisão de nunca mais voar pela companhia.

O cara tem uma idéia incrível, realiza um projeto de Marketing e divulgação , investe em equipamentos e finalmente atinge sucesso, a ponto de vender sua empresa por R$ 70 Milhões para a concorrente GOL.

Daí vêm duas cidadãs, que não sabem com lidar com uma situação e literalmente estragam tudo.

Vou contar : Estávamos voltando de Porto Alegre, Caio Leão , meu amigo, e Eu, depois de passarmos 3 horas na estrada entre Pelotas e Porto Alegre.

Chegamos ao Aeroporto literalmente quebrados, com exatos R$ 26,00 no bolso e os cartões de débito e crédito.
Os sistemas bancários estavam fora do ar, o único café do Terminal 2 do Aeroporto, não aceitava cartões de qualquer instituição, nós, morrendo de fome, comemos 1 empadinha e 1 Coca Cola cada um e sobraram apenas R$ 3,00, que não compravam um café , ele custava R$ 4,50 ( empadinha muito cara essa).

Fomos então para o embarque sem o cafézinho.

A Webjet não tem serviço de bordo, tudo é pago. Eles não aceitam cartão nem cheque, apenas dinheiro. Ou seja, não pudemos comer nada, nem beber. Tudo custava mais de R$ 3,00.

A única coisa que custava R$ 3,00 era ..... adivinhe .... !!! O café !!! Oba, vamos dividir um copinho pequeno de café.

Caio então tirou do bolso a nota de R$ 2,00 e uma moeda de R$ 1,00. Como a nota estava amassada ele deu aquela puxadinha na nota para esticá-la e a nota rasgou. A comissária , no alto de seu pequeno poder, não aceitou a nota, dizendo que o problema era a empresa.

Tentamos daqui, tentamos de lá, demos aquele sorrisinho encantador e.... NADA.
A outra comissária com cara de " Que saco!!! Trabalhando no domingo e ainda tenho de aguentar esses 2 pobres pedindo um café " nos olhou com desprezo e disse : Não posso fazer nada... E se mandou batendo o salto de seu sapato pelo corredor estreito do avião.
E nós com aquela vontade louca de um café, tivemos de esperar até o desembarque para poder, enfim, comer alguma coisa e tomar um café na lanchonete do Aeroporto de Cumbica, que , felizmente, aceitava todos os cartões.

Ou seja , a Webjet não me terá mais como cliente, não pelo serviço ruim deles, mas pela falta de um serviço humanizado, pelo despreparo de seus funcionários, que não estão aptos ao serviço.

De quem é a responsabilidade ? Para mim é da empresa, que não se preocupa com o pós-venda. Se preocupa apenas com com a venda.

Mas também é das comissárias que com sua má vontade , me vendem uma péssima imagem da empresa que trabalham.

Atenção queridos empresários.... Quem faz a venda seduz, mas quem mantém o cliente é o atendimento eficiente, profissional e principalmente humano depois da venda.

Boa semana.

Marcelo Darghan

PS : Em outro momento contarei os motivos pelos quais nunca mais comprarei um carro da Citröen

3 comentários:

  1. É complicado são tantos os fatores que levam as pessoas a serem mal humoradas com clientes que aqui eu não teria espaço pra falar, mas sou da seguinte opinião independete do motio, esta insatisfeito peça a conta, e fim, não aceito esse tipo de atitude.Por esse motivo sempre me dei o luxo de trabalhar com o que, e com quem gosto, tudo que se faz insatisfeito sai mal feito, as coisas não rendem, e as pessoas não tem culpa do mal humor alheio!

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  2. Aqui na minha cidade tem uma loja de shakes que é o point e certo vez vi a funcionária atras do balcão se abaixando e assoando o nariz,apos ainda percebi que ela pegava os shakes dos cliente com uma mão e com a outra continuava segurando um pedaço de papel higienico o qual havia limpado o nariz,e interessante que as pessoas faziam de conta que não viam nada,claro que sai sem comprar,mas até hoje me questiono se aquilo realmente aconteceu,e aí Marcelo o que vc faria se fosse com vc? kkk
    muitos vão pensar que isso é mentira mas juro que isso realmente aconteceu.
    Flávia

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  3. É duresa mesmo!!! Estou numa situação parecida num pós venda PÉSSIMO! Contratei um serviço de ensino sup. de um cuso na área da saúde, mas; como agora já estamos a pouco da reta final com um contrato assinado, eles acham que podem cobrar o que querem, ditar regras fora do contrato e com alguns funcionários que simplesmente ignóram a sua situação e não movem nenhuma palha pra simplesmente fazerem seu serviço! e nada além das suas obrigatórias funções, que foi no caso do momento simplesmente uma informação sobre o curso. Me deixou falando sozinha; simplesmente ignorou minha presença. Me deu vontade de mandar ela a P.Q.P mas; como vc sitou a empresa que é responsável por um quadro de funcinário desses. Se tem um funcionário ruim desse pode ter certesa que essa empresa não ficara de pé muito tempo. bjo

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Marcelo Darghan