1 de agosto de 2011

Ney Matogrosso .... UAU !!!!

Hoje , Primeiro de Agosto, Ney Matogrosso completa 70 anos.

Sempre admirei o trabalho de Ney, lembro da primeira vez que o vi, ainda nos Secos & Molhados, cantando " O Vira ". Aquilo foi um furacão que não entendi, principalmente por eu ter apenas 7 anos e daí pra frente não teve jeito, já tinha me rendido a seu talento.


Meu primeiro compacto duplo foi exatamente dessa música, bem como meu primeiro LP, que aliás é um clássico, até hoje um dos melhores álbuns da música brasileira.

O tempo passou e cada vez mais suas músicas, voz e principalmente, postura, me encantaram.

Para mim ele é um exemplo de que é possível ser tudo que se quer , sem que para isso seja necessário perder identidade.

Sempre nos lançamentos de novos trabalhos, as matérias de jornais e revistas falavam sobre sua vontade de cantar apenas o que queria, de não se render às vontades da indústria fonográfica e assim fomos brindados com canções inesquecíveis. Mesmo que fossem regravações, ficaram eternizadas na voz de Ney.

O primeiro show que assisti foi em 1981, tinha apenas 15 anos de idade e até hoje lembro de todo o show, em detalhes. Era nesse show que cantava "Homem com H" e "Viajante".

Um ano depois tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente, ele estava em cartaz com o show "Mato Grosso", que lotava o Palácio das Convenções do Anhembi e num rompante de atrevimento , resolvi que iria falar com ele. E fui !!! E somos amigos até hoje.


O que sempre me impressiona é seu cuidado com detalhes, cenografia , arranjos musicais, luz, figurinos.... Às vezes nem são tão elaborados, mas são tão bem acabados, que ficam geniais.

Sua liberdade, expressão artística, preocupação com a qualidade e inovação me servem de exemplo e inspiração.

Por exemplo, em 1987, com o movimento do Rock Nacional, mil novidades eletrônicas, ele resolve fazer um show acústico, que aliás foi o primeiro no cenário brasileiro.
Muita gente veio na cola e fazer acústico virou mania nacional.
Esse espetáculo chamava-se "Pescador de Pérolas" e era perfeito.
No palco estavam além de Ney, Arthur Moreira Lima, Chacal, Paulo Moura e Rafael Rabello.

Enfim, hoje aos 70 anos ele continua arrasando com um show chamado "Beijo Bandido" , onde faz uma mistura incrível, indo de Angela Maria a Herbert Vianna e Roberto Carlos , resultando em pura emoção.

Isso depois de fazer um show incrivelmente energético, que tinha um apelo Pop e Rock, com canções inéditas de novos compositores e alguns clássicos, chamava-se "Inclassificáveis" e era dificil conseguir um ingresso, onde quer que se apresentasse.

Muita gente se acomoda em algo que faz bem e assim segue a vida.
Com o tempo, acaba sendo derrotado por aquilo que achava ser seu trunfo. As pessoas não se renovam, não se enfrentam.

Ney, com suas atitudes, me ensinou muitas coisas, uma delas e talvez a mais importante de todas, seja a de fazer o que se acredita sem medos, com esmero para fazer bem e principalmente sendo livre para criar , sem se preocupar com o que os outros irão achar.

Por isso deixo aqui essa simples homenagem a um artista único, que depois de 38 anos de carreira musical ainda arrasta multidões , com dignidade, talento e criatividade.

Felicidades Ney !!!! Obrigado por inspirar e pirar...

Marcelo Darghan

PS : 2 anos atrás, muito gentilmente ele veio do Rio de Janeiro a São Paulo apenas para entregar o Prêmio Artesão do Ano a meu pedido. Isso não tem preço. Conte comigo. Sempre !
Todas as fotos aqui publicadas são do site www.neymatogrosso.com.br

5 comentários:

  1. Homenagem super merecida!!! Ele é mesmo incrível!!
    Beijos,
    MC

    ResponderExcluir
  2. Ah, Marcelo, que bonita homenagem, ele merece mesmo, grande pessoa, grande artista. E parabéns pela amizade, você é mesmo uma pessoa especial, cercada de outras pessoas especiais.
    Beijos! E parabéns ao Ney!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, adoro ler tudo o que vc escreve, principalmente quando neste caso fala deste caro lindooooooooooooooo, bjus

    ResponderExcluir
  4. Interessante e muito oportuno o comentário sobre o lindo "Pescador de Pérolas": qdo a moda era ser moderninho, e toda a mpb buscava um acento pop, Ney inovou, foi contra o mercado fonográfico e lançou o primeiro "acústico" p/ grandes plateias. E esse feito, nem sempre é atribuido a Ney.
    Aliás Ney sempre esteve a frente do seu tempo, sempre lançou compositores, colocou músicos excepcionais em evidência, desafiou moralidades (e ainda desafia), inovou o conceito de show fazendo trabalhos fantásticos como iluminador... Enfim, um artista completo e um cantor sublime.

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro Ney, pelas musicas, pela atuação pelos detalhes, pela voz forte e suave que interpreta cada musica de maneira especial, e pela renovação sempre constante e inteligente em tudo que ele faz. Ele realmente é um exemplo, aos seus 70 anos para todos nós, e eu consegui realizar um sonho quando meu amigo Marcelo Darghan me apresentou a ele, nunca conseguirei agradecer essa oportunidade, muito obrigado Marcelo por tudo!

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário, após análise será publicado.
Marcelo Darghan