Reunião de quase 2.000 pessoas no Ibirapuera em torno do artesanato.
Esse é um trabalho que realizo há 23 anos.
No primeiro desses encontros, recebemos 250 pessoas. Foi um susto, como assim ? 250 pessoas de diversas idades gostam de artesanato???
Pois bem, 23 anos se passam, o mercado se fortalece, novos artesãos aparecem, o público evolui, cresce, aparece e descubro .... Muita mais do que 250 pessoas gostam de artesanato.
Em 2011 fiz meus cursos em Santo André, São Paulo e Araras. Fiz cursos pela revista Agulha de Ouro em 6 cidades diferentes e pela Döhler ( empresa de tecidos de Joinville ) em mais 12 cidades pelo Brasil.
Foram ao todo cerca de 80.000 pessoas e cerca de 100 toneladas de alimentos arrecadados.
Mas quero falar de São Paulo. Para que as pessoas saibam dos cursos é preciso divulgar esses eventos e você pensa. Ahhhh !!! Deve ser fácil... com esses números.!!!
Não ! Não é fácil ! Mas.... Tenho amigos, como a repórter Ananda Apple , os apresentadores Catia Fonseca, Rogério Chiaravalli e Tatiane Camargo , que me ajudam a multiplicar as informações e assim , o grande público pode saber o que está acontecendo.

Daí chega o dia . Quando o relógio marca 9 horas da manhã, já estão cerca de 50 pessoas esperando. O evento começa às 13 horas.
11 horas da manhã, a fila está enorme.
Enfim, faltam 30 minutos para começar e a energia ainda não está ligada, o som ainda não funciona, mas tenho em mim que tudo tem que dar certo. Não tem a opção de erro. Simples, vai dar tudo certo. Faltando 15 minutos para começar a energia é ligada. Ok ! Vou ter de atrasar um pouco.
Quando penso em me arrumar, as pessoas com todo seu carinho não me deixam sair do lugar e fico no inicio da fila cumprimentando-as, não há nada mais gratificante que isso. Esse carinho enorme me enche de certezas e alegrias.
São 23 anos acreditando que é possivel fazer o que gosto e assim divertir as pessoas , pois todas são iguais, amáveis, carentes, felizes, preguiçosas, animadas, envolvidas, tristes,..... Somos todos iguais, depende apenas do dia que vivemos.
A minha sorte é que tenho amigos, parceiros comprometidos, uma equipe linda , fé e acima de tudo bom humor para lidar com os imprevistos.
Uma coisa é certa, nada adianta fazer bico para um problema, você pode até ficar bravo, mas o problema continuará lá , sentado , olhando para você. Portanto o melhor é resolvê-lo e depois rir dele.
Ah! Tenha bons amigos que te ajudem a caminhar. Obrigado a todos envolvidos na realização desse curso.
Boa semana.
Marcelo Darghan
Para mais informações sobre cursos : www.marcelodarghan.com.br